"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, setembro 30, 2009

LEITE DE AMÊNDOA

Leite de amêndoa é um substituto do leite obtido ao amassar finamente amêndoas juntamente com água. Goza de uma longa história como um alimento popular. Receitas europeias medievais freqüentemente mencionam o leite de amêndoa. Além disso, sempre foi uma bebida popular no Oriente Médio. Um liquidificador, triturador ou misturador moderno torna a composição do leite de amêndoa muito mais fácil do que teria sido na Idade Média, porque as amêndoas misturadas ficam muito mais finas, resultando em um leite de consistência mais fina.

Uma das razões para a popularidade do leite de amêndoa na Idade Média foi o seu alto teor de proteínas, e sua capacidade de conservação ser superior ao leite de fontes lácteas. Se leite de vaca, ovelha ou cabra ou como em certas regiões muçulmanas que usavam leite de camela para fins alimentícios e medicinais não for preparado rapidamente para fazer queijo ou manteiga, logo azedava. O leite de amêndoa, inversamente, poderia ser feito conforme necessário, nas quantidades necessárias. Além disso, as amêndoas secas eram fáceis de armazenar e não exigiam temperaturas frias para armazenar o leite fresco.

Hoje em dia, o leite de amêndoa é particularmente popular entre aqueles que fazem parte do movimento Raw Food (filosofia de vida que busca preservar o planeta usando o mínimo possível de produtos processados e industrializados optando por uma dieta crua ou como dizem, Viva). O alto teor de proteína é comparável ao leite, e a maioria prefere o sabor a soja ou leite de arroz.

O leite de amêndoa é indiscutivelmente nutritivo com pouca ou nenhuma gordura saturada, ao contrário do leite de vaca, e nenhuma lactose, o que muitos acham indigesto. Alguns médicos sugerem, no entanto, que o leite de amêndoa não deve ser dado às crianças na transição de dietas, assim como a introdução precoce de nozes na alimentação de uma criança podendo predispor a criança à alergia alimentar graves. Obviamente, qualquer pessoa com uma alergia a amendoim deve verificar se não há nenhuma alergia para com a amêndoa antes de usar o leite.

Ao contrário do movimento Raw Food, a maioria das receitas pede que as amêndoas sejam fervidas (também para soltar a casca), antes de serem demolhadas. Além disso, muitas receitas pedem leite de amêndoa feito de amêndoas torradas. Muitos preferem leite de amêndoa feito de amêndoas torradas em vez de cruas, uma vez que produz um sabor ligeiramente mais rico.

Pode-se encontrar comercialmente feito leite de amêndoa em lojas de alimentos naturais. Temos inúmeras receitas que você pode usar o leite de amêndoa e abaixo disponibilizo receitas para que você mesmo possa fazer o seu LEITE DE AMÊNDOA.

FONTE:
http://www.wisegeek.org/what-is-almond-milk.htm

Receita

INGREDIENTES
(acerte a consistência do leite pela quantidade de amêndoa e água a ser usada)

250 g de amêndoas cruas in natura
500 ml de água filtrada

PREPARAÇÃO



Escolha amêndoas de boa qualidade e lave as amêndoas.
Despeje as amêndoas em uma vasilha com água, com uma quantidade que dê para cobri-las.
Deixe as amêndoas de molho na água (você não irá reaproveitar essa água) por no mínimo 6hs, ou deixe de um dia para o outro para que comece o processo de germinação e aumente a energia vital da semente.
Após esse período, escorra a água e retire a casca enrugada.
Coloque as amêndoas dentro do liquidificador e adicione a quantidade de água filtrada.
Bata até que tudo esteja bem triturado e homogêneo.
Depois coe através de um pano de algodão macio ou por uma peneira bem fina ou uma gaze.
Esprema bem o pano para retirar bem o líquido da massa triturada.
O leite está pronto para uso.

OBS.:
Se não for consumir na hora, ferva e aguarde esfriar antes de colocar em um recipiente tampado na geladeira ou refrigerador por até quatro dias.

Nenhum comentário: