"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, novembro 07, 2009

MASSA


Qual erá sido o primeiro dia que o homem realmente colocou a mão da massa?

Essa é a dúvida que persiste ainda hoje. Afinal, é muito díficil acreditar que as tão famosas, práticas e gostosas massas, tenham surgido por obra do acaso. Mas, por incrível que possa parecer, tudo indica que foi isso mesmo que aconteceu. Uma das histórias mais conhecidas sobre a origem das massas nos diz que foi o veneziano Marco Polo (que no século XIII viajou à China e lá viveu muitos anos), quem teria levado o segredo do macarrão para a Europa, ao retornar à Italia. Porém, um baixo-relevo etrusco (um dos povos primitivos que habitavama região da atual Itália), encontrado perto de Roma, mostra um rolo de macarrão e uma mesa aparentemente usados para abrir e fazer massas.

Tenham sido inventadas na China, na Itália, na América, na Africa, ou em alguma ilha perdida, o que importa mesmo é que hoje as massas são alimentos consumidos em praticamente todas as partes do mundo. Não por acaso, de país para país elas recebem nomes diferentes, mas que no fundo têm a mesma origem. Vai daí que o talharim, por exemplo, é NODLES na Inglaterra, NOUILLES na França e NUDELN na Alemanha - todas palavras provenientes do latim NODELAS, que significa "nó", numa clara referencia ao emaranhado em que o talharim se transforma depois de cozido.

Muito provavelmente, o nó que cercaa origem das massas talvez nunca venha a ser totalmente desfeito. Mas, felizmente, saber o que fazer, criar e inventar com elas daqui para frente está totalmente em nossas mãos.

GRANDES INVENÇÕES KNORR
 (história e curiosidade sobre alguns dos prinipais utensílios e produtos que existem hoje na cozinha)

Nenhum comentário: