"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, novembro 05, 2009

SAL

O sal da terra, do mar, do lago ...

O sal que utilizamos em nossas cozinhas (cloreto de sódio) pode ser obtido de quatro maneiras diferentes. O SAL MARINHO é resultante do evaporação da água do mar. Já o SAL GEMA é obitido da exploração de jazidas do mineral HALITA. O terceiro tipo, a SALMOURA, é obitida pela evaporação de lagos ou mares interiores. E os SAIS MISTOS são obtidos onde se encontram misturados a outros minerais.

A extração do sal marinho (o mais comum no Brasil) e da salmoura se dá através de salinas. Nelas, a água recolhida nos tanques de carga passa por uma série de tanques rasos impermeáveis (evaporadores) onde se aos poucos por meio do calor solar ou de um processo de vacúo. O sal obtido é acumulado em montes para secar e, depois, é submetido a refinação, para eliminar possíveis impurezas e, sobretudo, sais de magnésio. Um dos processos de refinação mais utilizado faz uso de cal, que precipita todos os sais restantes, ficando apenas o cloreto de sódio.

O sal é conhecido pelo homem desde o Período Eolítico, e foi fator determinante na migração de muitas tribos primitivas. Durante a época das conquistas romanas, o pagamento dos legionários era, nada mais, nada menos, que um punhado de sal. Vem daí a tão conhecidaexpressão "salário". E, embora não tenhamos encontrado nenhum registro, não seria de se estranhar a expressão "preço salgado" tivesse origem parecida. Afinal, sabe-se que muitos mercadores, na Roma antiga, praticavam preços proibitivos para grande parte da população. Que, é logico, não devia deixar de reclamar.

GRANDES INVENÇÕES KNORR
(história e curiosidade sobre alguns dos prinipais utensílios e produtos que existem hoje na cozinha)

Nenhum comentário: