----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, abril 28, 2012

TIGELADA DE PERDIZ

Livro de Cozinha da Infanta D. Maria (8-11-1538 / 8-8-1577)

Tomarão a perdiz e cozê-la-ão com uma posta de toucinho em talhadas, e temperada com seus cheiros e sal; e não há-de de levar vinagre. E depois dela cozida, cortá-la-ão como quando vai à mesa, e terão acolá uma dúzia de ovos batidos, e tomarão um pão duro em fatias muito delgadas, e tomarão um arrátel (antiga unidade de medida de peso que corresponde a 459 gramas) de açúcar. Então farão as fatias neste açúcar, e para serem bem feitas hão-de ferver um pouco. Então, tirar o tacho fora do fogo. Então, como abaixar a fervura, torná-lo a pôr sobre o fogo; e neste ponto deste açúcar há-de ir uma pouca de água-de-flor, e não hão-de fazer senão tirar e pôr no fogo e depois de feitas que tiveram o ponto muito alto, tirá-las e pô-las num prato, e a perdiz que está nos ovos doces. Hão-de tomar uma tigela de real (de real = realmente) nova.

Nenhum comentário: