----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, maio 01, 2012

ANTES DOS PRATOS

Seja qual for o crostini, a fettunta, a bruschetta, a tartine, freselle e piadina, acredita-se que a origem venha de antes da Idade Média, quando era típico que os campesinos italianos colocassem sua comida sobre fatias de pão ao invés de usar uma tigela, prato ou vasilha.


o crostini 
O crostini ("tostaditas"em italiano) é um aperitivo italiano constituído por pequenas fatias de pão torrado ou grelhado com ingredientes em cima. Estes podem incluir uma variedade de diferentes queijos, carnes e legumes, ou pode ocorrer mais facilmente com um pouco de azeite e ervas ou salsa. O crostini são normalmente feitas com baguette francês ou italiano, e muitas vezes servido com vinho.

RECEITA


a fettunta
Na Toscana a bruschetta se denomina fettunta (‘uma fina de pão comum com azeite de oliva e queijo Gorgonzola’).A preparaçãor desta fettunta é feita geralmente em um tipo especial de forno chamado Brustolina, mas também pode ser feito em fornos tradicionais. A Brustolina é uma grade que se encaixa sobre um queimador de gás em um fogão. É composta por uma folha quadrada de metal com furos (a base) e uma grade quadrada sobre a parte superior (a superfície de grelhar). Esta grade ("graticola") é usado para mais do que apenas torrar pão ("tostapane").

RECEITA


a bruschetta
é um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.

RECEITA



a tartine
A tartine é tradicionalmente um sanduíche open-faced, mas hoje o termo "tartine" é freqüentemente usado para descrever qualquer preparação sanduíche francês. Existem inúmeras variações de Tartines cujas receitas que utilizam carne, queijo, frutas, legumes e ervas.




o frisella

O freselle são fatias de pão integral ou bolachas integrais. Muito apreciado na Campânia, na Calábria e Puglia. Sirva depois de ter amolecido com água e temperado com tomate, sal, azeite, manjericão ou orégano.




a piadina
A piadina típico da Romagna (Forli-Cesena, Ravenna e Rimini) é há muito tempo a base da comida romagnola, provavelmente já comida pelos antigos Romanos, que teriam aprendido a preparar no Oriente Médio (Gregos Bizantinos e os Palestinos têm pratos similares).






Nenhum comentário: