"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, junho 17, 2012

HIPPOCRAS

«Pour une pinte, dit-il, prenez trois treseaux (3 gros) de cinnamome fine et parée, ung treseau de mesche, ou deux qui veult ; demi treseau de girofle, et de sucre fin six onces ; et mettez en poudre, et la fault toute mettre en ung coulouir avec le vin, et le pot dessoubs, et le passez tant qu'il soit coulé, et tant plus est passé et mieux vault, mais qu'il ne soit esventé.»

INGREDIENTES

- 1 garrafa de vinho tinto
- 100 g de mel
- 30 g de canela em pau
- 60 g de gengibre fresco
- 10 cravos
- 10 vagens de cardamomo

PREPARAÇÃO

Adicione o vinho e mel em um recipiente. Moa as especiarias e colocá-as num sache fechado e deixe-o marinar por pelo menos 4 horas na bebida. Retire o sache contendo especiarias e filtre antes da utilização.

Le Viandier - Guillaume Tirel (1326 - 1395), alias Taillevent

Nenhum comentário: