----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, novembro 28, 2012

PRATO DE ESTALAGEM

Ha um prato que é feito com muita frequência nos Países Baixos, pelos estalajadeiros e taberneiros; para excitar o desejo de beber aos muitos libertinos (que estão nos seus estabelecimentos), põem na brasa fatias muitas finas de carnes de porcos, a que se chamam "febra, fêvera ou fevra", que deixam ficar muito mal passadas e que os borrachos comem com pão e empurram com o vinho.

Danielle Jacquart, "Le regard d'un médecin sur son temps: Jacques Despars (1380-1458)" pagina 156

Nenhum comentário: