----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, março 09, 2013

SOPA DE MANDIOCA NO PÃO

ILUSTRATIVA
A mandioca só apareceu na Europa quando a Idade Moderna já ia a meio. Publico como curiosidade e como uma variante de uma sopa de batata (substituída aqui por mandioca)


INGREDIENTES



500g de mandioca

01 cebola média
02 dentes de alho
01 “perna” de salame, aprox. 200g
02 pães italianos (a receita serve BEM 2 pessoas)
Tempero verde (salsinha e cebolinha)
Queijo ralado (opcional)

PREPARAÇÃO


Cozinhe a mandioca até que ela fique macia, acrescente uma colher de sal e deixe cozinhar mais um pouco para pegar o gosto. Enquanto está cozinhando a mandioca, pique todos os outros ingredientes, salame, alho, tempero verde e cebola. Um detalhe importante é retirar a fibra do centro da mandioca, ela costuma ficar dura.

Refogue o alho, mas fique atento, que o alho doura rapidinho, quando começar mudar de cor está pronto. Adicione a cebola. Refogue bem a cebola, isso evita que ela fique forte no nosso caldo. Desligue e reserve o refogado.
No liquidificador bata a mandioca com a água que sobrou do cozimento e mais uma xícara d’água se necessário. Vai batendo aos poucos para sentir a textura. Ainda no liquidificador insira o nosso refogado de alho e cebola. Atenção para a quantidade de água quer dar para a consistência de creme. Reserva em uma panela que irá ao fogo depois.
Para fritar o salame vamos utilizar a mesma frigideira do refogado aproveitando o gostinho da cebola e alho. Complete com um pouco de azeite e coloque o salame e frite só pra dar cor. Da frigideira pode despejar direto no creme de mandioca e misturar. A sopa esta pronta.
Na padaria mais próxima peça por pão italiano, ele tem a casca bem grossa. Explique que é para sopa no pão. Vamos cortar um circulo no topo que servira de tampa, retire o miolo e conserve a casca. Aumentando o espaço, mas não precisa abrir muito, vamos comendo o pão ‘pelas beiradas’ o que vai liberar mais espaço para a sopa.
Aqueça a sopa até levantar borbulhas e ajuste o sal, mas cuidado pois o salame já é salgado, encha o pão pode colocar por cima queijo ralado e tempero verde. Cubra com a tampa para manter o calor e esta pronta para servir


Nenhum comentário: