"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, março 10, 2013

STUFFED PIGLET - LEITÃO RECHEADO


Há um grande número de receitas medievais em que um porco, cabra ou ovelha são recheadas. Este é muito fácil, especialmente se uma parte do lombo de porco é usada em vez de um leitão inteiro. Amarre o lombo de porco fechado com corda, ou envolva-o em uma rede de gordura se você pode obter um do seu açougueiro.



Esta receita é boa em si mesma, mas também seria excelente servido com um molho de pimenta amarela.



INGREDIENTES



04 ovos

08 fatias de pão de terra (ciabatta),
½ xícara de passas
½ colher de chá de Gengibre
½ colher de chá de Sal
¼ colher de chá de Pimenta
01 pitada de açafrão


PREPARAÇÃO



Em uma tigela pequena, misture bem as especiarias, as passas e o pão tipo ciabatta cortado em cubos médios. A essa mistura acrescente os ovos passados por uma peneira, descartando a película que envolve a gema (o que marca o forte cheiro de ovo) e as calazas (fibras brancas na clara). Misture bem. Recheie o leitão e coloque para assar no forno a 350°C até que a carne atinja uma temperatura interna de 160°c.



Uma opção pessoal:



Prepare uma farofa de pão tipo ciabatta cortados em cubos médios, alho, cebola, azeite, manteiga, tempero verde. Coloque os cubos de pão em uma assadeira. Leve ao forno 180° preaquecido e asse até dourar. Retire do forno e depois de resfriado, triture com as mãos. Reserve. Separe os dentes de alho, descasque-os e pique bem pequeno assim como a cebola. Aqueça o azeite misturado com a manteiga e junte o alho e a cebola. Refogue até ficar transparente e começar a dourar.  Junte o pão esfarelado e a salsinha, misture bem e retire do fogo. Dica: Deixe a farofa bem oleosa, assim ela fica mais saborosa.





2 comentários:

Alexandre Soares disse...

Olá tudo bem?

seu site é maravilhoso, gostaria de saber em que ano foi utilizado esa receita obrigado.

Djalma Cook disse...

HAIL, Alexandre. A maioria das receitas, salvo alguma em especial, são do SÉCULO 14 ou 15. Como deve ter notado a maioria das receitas são repetidas, rescritas e reinterpretada por cozinheiros de diversos reinos desde o século 10.

Desde já,
GRAMMERCY