"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, março 07, 2013

Verte Sauce – Molho verde 1


Verde não é uma cor comum para molhos modernos, mas era uma cor muito popular na culinária medieval. Este molho especial é um exemplo típico do que era aparentemente a preferida de sombra verde - um matizado de amarelo, às vezes chamado de "vertgay". Seu sabor pode ser um pouco muito afiado para alguns, mas que pode ser ajudado através da substituição de alguns ou de todos, o vinagre com mais de vinho branco.

Ingredientes

4 fatias de pão
½ xícara de hortelã fresca
1 xícara de salsa fresca
¼ de xícara de vinagre
1 xícara de vinho branco
¼ colher de chá de Sal
½ colher de chá de Gengibre
¼ colher de chá de Pimenta
1 pitada de açafrão

Modo de preparo
Moer bem a hortelã e a salsa, adicionando um pouco de vinho, se necessário. Colocar num recipiente com o resto do vinho e do vinagre e do pão. Deixe em infusão por dez ou quinze minutos, até que o pão se transformou em mingau. Esprema em uma panela, pressionando para fora tanto do líquido como possível, e descarte dos sólidos. Se a cor não é tão verde quanto você gostaria, moer mais salsa e hortelã com vinho e tensão na panela. Coloque o restante dos temperos e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe até engrossar.

Disponível em:
http://recipes.medievalcookery.com/verte.html

Nenhum comentário: