"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, março 07, 2013

Verte Sauce – Molho verde 2


Esta receita tirada Forme de Curye, ab. 1390 A.D. (Page 67v). As imagens abaixo são do manuscrito original digitalizada pela John Rylands University Library e da impressão 1780 editado por Samuel Pegge.



O texto original tem a forma abreviada de escrita uma prática comum no final do século 14. 
Tome salsa, hortelã, alho, tomilho, sálvia, canela, gengibre, pimenta, vinho, pão, vinagre e sal moer pequeno com açafrão e bagunça-lo adiante.


Ingredientes:

1 raminho de salsa
1 raminho de hortelã
1 dente de alho
1 raminho salvia
1 raminho de tomilho
½ colher de chá canela
½ colher de chá gengibre
¼ colher de chá pimenta
½ xícara de vinho
½ xícara de migalhas de pão
¼ xícara de vinagre
½ colher de chá sal
1 pitada de açafrão

Mergulhe as migalhas de pão no vinagre e vinho, vamos definir por pelo menos 30 minutos. Retire todos os pedaços lenhosos de ervas. Misture todos os ingredientes no processador de alimentos e pulse até ficar homogêneo.

Notas sobre a receita:

Para pequenos lotes, um pacote de ervas misturadas funciona bem para substituir o tomilho, salsa e sálvia.

Notas sobre a transcrição e tradução:

O texto original e transcrição a forma abreviada de escrita era uma prática comum no final do século 14. 

Serpell refere-se a serpillum. De acordo com William Turner "Serpillum que está em jardins é chamado em sua maior parte, na Inglaterra de tomilho rastejante".

https://sites.google.com/site/medievalcuisine/Euriol/recipe-index/verde-sawse

Nenhum comentário: