----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, abril 30, 2013

BRENEY



Esta receita é uma versão moderna do nosso período "de frutas salsa e chips de canela." O resultado se assemelha ao de uma compota de frutas com chips de doces

Ingredientes:

Compota

01 xícara de vinho tinto
06 figos
½ xícara damascos picada
¼ de copo groselhas
¼ xícara de pinhões picados
02 colheres de sopa de mel
01 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
¼ colher de chá de cravos-da-india
¼ colher de chá de canela
¼ colher de chá de noz-moscada
¼ colher de chá de sândalo

Chips

02 xícaras de farinha
02 ovos
1/4 de xícara de açúcar
01 colher de sopa de banha
01 1/2 colher de chá de água
Óleo
Anis no confeito

Modo de preparo:

Cozinheiro figos em 01 xícara de vinho, até que o vinho se resumia em um xarope.
Depois de cozido, moer os figos até formar uma pasta.
Coloque todos os outros ingredientes (compota) para cozinhar, e adicione os figos.
Cozinhe até a mistura engrossar.
Acrescente a farinha, ovos, banha e água. A massa deve ser bastante seca, mas você pode adicionar mais água se necessário. Espiche a massa o mais fina possível e corte em pedaços com forma de diamante e frite.Polvilhe com açúcar e frutas cristalizadas sobre a massa frita.(* O açúcar pode ser substituído por anis no confeito)

* NOTA: A receita original descreve apenas por água, açúcar, farinha para os chips. 
Esta receita muito provavelmente teria sido feita durante a quaresma e, portanto, não seria incluído nenhum produto animal. 
No interesse de fazer esta receita mais aceitável, ela foi modificada pelo autor do site, com base em outras receitas da época)






Nenhum comentário: