----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, junho 09, 2013

GALLINA EN PEPITORIA


Reverendas Madres Cisterciences (Paseo de los Pisones, 60) BURGOS - Esta comunidade tem vestígios de sua fundação no ano de 1180, na vila de Ia Renuncio, apesar das muitas adversidades que tiveram de sofrer durante toda a sua existência, salienta-se como a data mais importante o seu estabelecimento em Burgos, no mosteiro das Calçadas, 1588, e sua mudança em 1973, para a localização atual endereço. Esta receita de "frango fricassé" é um clássico espanhol, o que foi feito em seu tempo com frango mais saboroso, mas também carne mais dura e fibrosa. Esta receita é guisado típico de Castilla. Miguel de Cervantes a cita no Dom Quixote e em suas Novelas exemplares.

INGREDIENTES

1 galinha de 1 e 1/2 kg.
1 copo pequeno de vinho branco seco.
2 dentes de alho.
1 cebola grande.
2 ovos cozidos.
1 copo de óleo.
1 tigela com farinha.
15 amêndoas torradas.
Alguns fios de açafrão.
Sal.

PREPARAÇÃO

Limpe o galinha, corte em pedaços e temperado com alho esmagado, deixando-a descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, é empanado (passá-lo pela farinha) e fritar os pedaços em óleo quente até ficarem dourados. Frite-os em pequenas quantidades para não esfriar o óleo. Uma vez no ponto, coloque-o uma caçarola. No mesmo óleo, depois de coado, frite a cebola picadinha e despeje sobre o galinha frita. Sobre eles adicione o vinho branco, caldo ou água suficiente para cobrir e o sal a gosto. Cozido com recipiente tapado até ficar macio, deve remexe-lo de vez em quando para evitar que grude no fundo. As amêndoas são descascadas rapidamente passando-as em água fervente e depois maceradas em um almofariz (também chamado pilão ou moedor) junto com um dente de alho frito, as gema de ovo, alguns fios de açafrão e alguns ramos de salsa picada. Amasse todos os ingredientes e depois formar uma massa homogênea acrescentar um pouco de caldo do cozinhado. Incorpore-o ao cozido junto com metade de uma folha de louro e deixe cozinhar por 15 minutos. Quando a galinha estiver no ponto retira-se e reserve-as mantendo o calor, tampando-as. O molho é apurado por mais alguns minutos, acrescentando um pouco de água se necessário. Antes de servir, introduza os pedaços de frango no molho para aquecer e pegar o sabor. Sirva em um prato fundo decorado com claras picadas finamente e com arroz cozido ou batatas cozidas ou fritas.

LA COCINA DE LAS MONJAS - LUIS SAN VALENTIN BLANCO
La cocina de las monjas revelan una concepcion del tiempo distinta de la habitual y son una original y sencilla manera de entender la restauracion.
Nº de páginas: 160 págs.
Editoral: ALIANZA EDITORIAL, 1989
Lengua: ESPAÑOL
ISBN: 84206 0401-1

Nenhum comentário: