----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, junho 02, 2013

GODE CALDO (Caldo Basico Medieval)

Esta é uma receita tradicional medieval para um Caldo básico Medieval. Isto constitui a base para a maioria das receitas medievais. 

Receita Original Gode Caldo (Noble Boke off Cookry) 

Ao fazer Gode Broth, foi usado a receita de caldo encontrada em "Hens in bonet" a partir de Napier Boke Noble off Cookry , como traduzido em W.E. Mead's The English Medieval Feast, p. 71

"This is made by stewing hens and fresh pork together, grinding pepper, bread, and cumin, seasoning it, tempering it with the hens' broth, colouring it with saffron, adding salt, and serving it." - Mead, William Edward. The English Medieval Feast. New York: Barnes & Noble, Inc., 1967."

INGREDIENTES

720 ml de caldo de frango (feito por fervura uma cebola e ossos de frango com água) 
130 ml de caldo de carne de porco (feito por fervura uma cebola e os ossos de presunto com água em uma panela) 
150 g de migalhas de pão dessazonalizados 
½ colher de chá de pimenta preta moída na hora. 
½ colher de chá de cominho em pó 
6 filetes de açafrão em 1 colher de sopa de água batido num almofariz 
sal a gosto

OBS.:
Pode optar por ossos de PEIXE. Se pretende algo mais leve opte por VERDURAS ou LEGUMES.
PREPARAÇÃO 

Combine os dois caldos em uma panela e leve para ferver Adicione as migalhadas e especiarias, volte a ferver abaixe o fogo e cozinhe por um minuto ou mais. Retire do fogo e uso (que também irá manter na geladeira por alguns dias. Uma série de receitas requerem este caldo de ser feitas sem pão ralado. Basta seguir as instruções acima, mas omitir as migalhas.
A quantidade de migalhas de pão utilizado depende da espessura do molho desejado. Menos de 1/2 xícara ou mais do que um copo pode ser necessário, ou mesmo nenhum. Use o bom senso. (Muitas das receitas no A Boke de Gode Cookery usam este caldo sem as migalhas de pão) O mesmo acontece com o sal e outras especiarias - deve ajustá-los ao seu gosto preferido.

FONTE DESATIVADO (OFFLINE)
http://www.celtnet.org.uk/recipes/mediaeval/fetch-recipe.php?rid=medi-gode-broth

Nenhum comentário: