"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, junho 20, 2013

MANJAR BRANCO FRANCÊS

ILUSTRATIVA
Coza-o em água até estar bem cozido, e triture uma grande quantidade de amêndoas e de peito de capão e dissolva-o no caldo; coe no peneira fina, ponha a ferver até que esteja bem ligado para se poder cortar, a seguir deite-o numa escudela; de seguida salteie meia dúzia de amêndoas peladas, e ponha-as na extremidade de metade da escudela, e na outra metade pevides de romã, e deite açucar por cima.

Le Viandier - Guillaume Tirel (1326 - 1395), alias Taillevent, 25

Do livro A IDADE MÉDIA A MESA - Bruno Laurioux - pag. 116-117

Nenhum comentário: