"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, junho 26, 2013

Tart de Brymlent

Ilustrativa
A receita medieval Torta de Brymlent (Tart de Brymlent), uma torta de peixe da compilação de receitas Fôrma de Curye, inclui uma mistura de figos, passas, maçãs e peras com peixe (salmão, bacalhau novo ou hadoque) e ameixas roxas sem caroço abaixo da crosta superior.

Ingredientes:

01 massa com 22 cm de diâmetro.
04 colheres sopa de suco de limão
02 colheres sopa de manteiga
02 colheres de sopa de açúcar mascavo
06 figos picados
½ xícara de passas de uva
02 maçãs descascadas e picadas
02 peras descascadas e picadas
01 copo Vinho branco
500 g de peixe (salmão cozido, bacalhau ou Haddock (arinca), picada ou desfiada)
Pimenta branca
Especiarias inteiras – (paus de canela, pimenta cubeba, cravo, gengibre) - envoltas em gaze
Sal, noz-moscada a gosto
10 Ameixas sem caroço
¾ de xícara de Tâmaras cortadas
Geléia Vermelha de Frutas Acidas.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno para assar a massa da torta por 10 minutos. Deixe esfriar.
Corte o peixe em pedaços coloque o sal, a pimenta e polvilhe levemente com 2 colheres de sopa de suco de limão. Reserve.
Derreta a manteiga em uma panela e misture a pêra, as passas e as fatias de maçã e junte as especiarias envoltas em gaze, cubra com o vinho e adicione o açúcar até que estejam levemente coberta.
Tampe e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que a maça fique macia, mas ainda firme.
Verifique o aroma, e drene o excesso de líquido. Retire o sache de especiarias. Retire a panela do fogo e deixe esfriar.
Revista com a geléia na crosta da torta e coloque o recheio intercalando pedaços de peixe com as frutas e organize as ameixas e as tâmaras por cima. Asse em fogo médio durante 15 à 25 minutos.

Nenhum comentário: