"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, julho 01, 2013

DRAWEN BENES (Mixed Beans)

Drawen benes (feijões ou favas misturados) é uma receita tradicional medieval para uma sopa picante do feijão largo ou fava cozinhado em caldo de carne. A receita total é apresentada abaixo e espero que gostem desta versão do clássico de feijões mistos medieval.

Original Recipe 
Drawen BenesSource [Forme of Curye, S. Pegge (ed.)]: FOR TO MAKE DRAWEN BENES. II. Take benes and seeþ hem and grynde hem in a morter and drawe hem up with gode broth an do Oynouns in the broth grete mynced an do þerto and colour it with Safroun and serve it forth.

Redação Moderna

Ingredientes:

450g de Favas partidas (ou feijões graúdos)
950 ml de caldo de carne, caça ou caldo de vinho tinto
2 cebolas médias, grosseiramente picadas
5-6 estigmas de açafrão moído em
1 colher de sopa de água em um almofariz e pilão.

Mergulhe a fava durante a noite em água. No dia seguinte, escorra a fava tendo atenção de reservar a água em que demolhou a fava. Coloque a fava em um pilão ou um almofariz com um pouco de água e amasse até formar uma pasta consistente (como alternativa, adicione a fava e um pouco de água em um processador de alimentos).
Coloque o caldo de carne em uma panela e deixe ferver. Adicione o puré de fava e deixe cozinhar por pelo menos uma hora, até que estejam quase macios. Frite a cebola em um pouco de manteiga e uma vez macia e translúcida adicione à mistura de fava e o caldo. Leve ao lume e deixe ferver por mais 20 minutos. Neste ponto, acrescente o açafrão e sua água escorrida, se necessário, misture bem a mistura de fava e cebola e caldo. Sirva imediatamente.

FONTE DESATIVADO (OFFLINE)
http://www.celtnet.org.uk/recipes/mediaeval/fetch-recipe.php?rid=medi-drawen-benes

Nenhum comentário: