----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, julho 13, 2013

MANCHET (Pão Medieval)

Uma das primeiras receitas impressas em inglês para Pães MANCHET é do livro de receitas The Good Huswifes Handmaide de 1588 de um autor desconhecido. Nele, o autor explica que a farinha deve ser fino e ter sido peneirada duas vezes.

One of the first recipes printed in English for Manchet Breads comes from 1588 and the recipe book The Good Huswifes Handmaide by an unknown author. In it the author explains that the flour must be fine and have been boulted twice.

INGREDIENTES

420 gramas de farinha
5 gramas de fermento seco
10 gramas de açúcar
40 gramas de manteiga amolecida
250 ml de água morna
5 gramas de sal
Gema batida (um ou dois ovos batidos misturados com água)

PREPARAÇÃO

Em uma panela pequena, dissolva o fermento na metade da água morna. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Faça um buraco na mistura de farinha adicione a manteiga e a água restante. Misturar bem. Se a massa estiver muito pegajosa para amassar, adicione mais farinha se necessário. 

Sove a massa por cerca de dez minutos, ou até ficar lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela untada, cubra com um pano. Deixe que a massa cresça por 1 a 1-1/2 horas, ou até que tenha dobrado de tamanho. Cravar massa e forma em pães planas e redondas.

Coloque pães em uma assadeira untada, cubra com um pano. Deixar passar cerca de 45 minutos para que os pães crescer, ou até que eles dobrem de tamanho. Pinceles os pães com ovo batido; faça cortar na parte superior e pique com um garfo.

Asse em forno a 200°C por 35-40 minutos. Deixe esfriar antes de cortar.


Nenhum comentário: