"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, julho 21, 2013

MAWMENEE VEGETARIANO

A receita original pede frango envolto em um molho doce e picante em vinho branco com tâmaras e pinhões, no entanto eu usei seitan em vez da carne, para que o prato final seria um excelente prato vegan alternativa para um vegetariano em um banquete de carne pesada. Seitan é um produto feito a partir de glúten de trigo, com uma textura que imita muito bem o de galinha . Embora tenha sido desenvolvido na Ásia bem antes do período medieval se iniciar, não foi utilizado na Inglaterra na Idade Média.

Source [Forme of Curye, S. Pegge (ed.)]: Mawmenee. XX. Take a potel of wyne greke & ij. pounnde of sugur, take and clarifye the sugur with a quantite of wyne & drawe it thorow a straynour in to a pot of erthe, take flour of rys & medle with sum of the wyne & cast to geder, take pynes with dates & frye hem a litul in grece other in oyle & cast hem to geder, take clowes & flour of canel hole & cast therto, take poudour ginger, canelle, clowes, colour hit with saundres a litul if hit be nede cast salt therto & lat hit seeth warly with a slow fyre & not to thicke, take brawne of capouns y teysid other of fesauntes teysid smal & cast therto.

INGREDIENTES

2 xícaras Reisling vinho branco
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de gengibre
1/4 colher de chá de canela
1/8 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de azeite de oliva
1/4 xícara tâmaras picadas
1/4 xícara de pinoli
1 pacote de frango estilo seitan
pó de sândalo vermelho (na falta use paprica)

PREPARAÇÃO

Coloque o vinho a ferver e dissolva o açúcar. Em seguida, adicione os temperos ao caldo de vinho, e depois colorize com sândalo vermelho até obter a cor avermelhada.
Enquanto isso salteie as tâmaras e pinoli em azeite, em seguida, adicioná-los ao caldo de vinho.
Deixe ferver suavemente até reduzir um pouco até obter a consistência de molho.
Escorra a água do pacote de seitan e retire os pedaços com os dedos, em pequenos nacos.
Adicione o seitan ao caldo de vinho e aqueça até o seitan é quente.


Nenhum comentário: