----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, julho 19, 2013

MAWMENEE

Esse prato é diferente de Mawmeny.

Source [Forme of Curye, S. Pegge (ed.)]: Mawmenee. XX. Take a ptiitl of wyne greke. and ii. ponde of ſugr take and clarifye the ſugr with a quatite of wyne ā drawe it thurgh a ſtrynor in t oa pot of erthe take flor or Canell. and medleg with sū of the wyne ā caſt to gydre. take pyn9 with Dat9 and frye hē to gydre. take clowes ā flor of canel hool and caſt þ9to. take powdor gyngr. canel. clow9. color it with sāndres a lytel yf hit be nede caſt ſalt þ9to. and lat it ſeeþ warly with a ſlowe fyre and not to thyk, take brawn of Capons yteyſed oþ of Fesānt teyſed ſmall and caſt þ9to.

Esta é uma receita tradicional medieval para um guisado de frango altamente temperado feito com vinho tinto e um molho doce e picante com tâmaras e pinhões.

INGREDIENTES

500ml Vinho tinto
150ml Porto
400g de açúcar branco
300g tâmaras sem sementes
70g de pinoli
2 colher de chá de canela
¼ colher de chá de macis
½ colher de chá de cravo
½ colher de chá de gengibre
4 peito de frango (ou equivalente quantidade de frango assado)
pitada de sal

PREPARAÇÃO

A receita original pede um vinho grego. Alguns dos melhores tendem a ser muito encorpado e tem um alto teor de álcool. Se você não consegue encontrar um desses use a mistura proposta de porto e vinho tinto.

Misture o vinho grego, açúcar e 1 colher de chá de canela em uma caçarola e leve para fogo. Continue aquecendo suavemente até que o volume fique reduzido em cerca de um terço. Enquanto fervendo o caldo prepare o frango (isto pode ser feito através da cocção em um forno ou de fritura). Se frita-lo, retire o frango, quando pronto, adicione uma noz de manteiga à frigideira e salte ou refogue as tâmaras até amolecer. Retire as tâmaras (juntamente com a manteiga que fritou-a) e toste levemente os pinoli na mesma panela até que comecem a ganhar cor. Incorpore os pinhões e as tâmaras e os restantes temperos ao caldo reduzido de vinho.

Continue cozinhando por mais 25 minutos ou mais, em seguida, rasgar o frango em pedaços pequenos e adicione à mistura de vinho. Deixe aquecer por cinco minutos para aquecer o frango e sirva.

http://medievalcookery.com/recipes/mawmenyveg.html

Nenhum comentário: