----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, julho 11, 2013

TART IN YMBRE DAY - THE EMBER DAYS TART

ILUSTRATIVA
As Têmporas da Igreja Católica, os ciclos litúrgicos são curtos, para o final e início das quatro estações, especialmente dedicados à oração e penitência. Originalmente, o objetivo do EMBER era o tempo para dar graças a Deus pelos benefícios recebidos da terra e pedir sua bênção sobre as culturas para a produção de colheitas.

INGREDIENTES

3 cebolas pequenas, picadas
2 molhos de salsa picada 
8 ovos batidos
1/4 de xícara de passas
1 xícara de queijo cheddar, ralado
1/2 xícara de migalhas de pão sem tempero
1 colher de sopa de manteiga derretida
1/8 colher de chá açafrão
1/2 colher de chá sal
1/4 colher de chá açúcar
1/8 colher de chá cravinho
1/8 colher de chá macis
Pâte Brisée de 22 cm

Temperos opcionais: 1/2 colher de chá de cada sálvia, manjericão e tomilho.

Em uma panela, escaldar ou refogar cebola e salsa e depois escorra bem. Misture com todos os outros ingredientes em uma tigela grande. Coloque essa mistura em uma Pâte Brisée de 22 cm. Asse em forno a 180°C por cerca de trinta e cinco ou quarenta minutos, ou até a massa dourar e o recheio esteja firme.

Curiosidades: Tart em Ymbre Day (The Ember Days Tart  - Têmpora) foi uma receita medieval tradicional para uma torta sem carne, de queijo e cebolas, normalmente preparado para um dia sem carne de observância religiosa.


Sourcebook Medieval: A Lenda de Ouro: The Ember Days

Nenhum comentário: