----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, setembro 14, 2013

HYPPOCRAS - Vinho Aromatizado com Ervas


Vinhos condimentados têm sido popular por séculos, e as especiarias utilizadas não mudaram muito desde o século 14. Instruções para fazer hypocras podem ser encontradas em livros de receitas medievais de vários países, tornando-se uma das receitas mais comuns.

HIPPOCRAS - Le Ménagier

Source [Le Ménagier de Paris, J. Hinson (trans.)]: HIPPOCRAS. To make powdered hippocras, take a quarter-ounce of very fine cinnamon, hand-picked by tasting it, an ounce of very fine meche ginger and an ounce of grains of paradise, a sixth of an ounce of nutmeg and galingale together, and pound it all together. And when you want to make hippocras, take a good half-ounce or more of this powder and two quarter-ounces of sugar, and mix them together, and a quart of wine as measured in Paris. And note that the powder and the sugar mixed together make "duke's powder".

Ingredientes:

02 xícaras de vinho tinto
01 colher de chá de pó doce
02 - 03 colheres de sopa de açúcar, conforme o gosto.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes juntos em uma jarra ou outro recipiente com um bico da tampa, e mexa até dissolver o açúcar. Sirva quente ou frio.
Para uma versão não alcoólica, use suco de uva em vez de vinho e adicione uma ou duas colheres de chá de vinagre de vinho tinto para um pouco de acidez. Dependendo da doçura do sumo de uva, a quantidade de açúcar pode ser reduzida ou totalmente eliminado. 

http://medievalcookery.com/recipes/hypocras.html

Nenhum comentário: