"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, setembro 18, 2013

PEERES IN CONFYT

Este é um prato fácil e elegante, que ainda é popular hoje.

Source [Forme of Curye, S. Pegge (ed.)]: PEERES IN CONFYT. XX.VI. XII. Take peeres and pare hem clene. take gode rede wyne & mulberes oþer saundres and seeþ þe peeres þerin & whan þei buth ysode, take hem up, make a syryp of wyne greke. oþer vernage with blaunche powdour oþer white sugur and powdour gyngur & do the peres þerin. seeþ it a lytel & messe it forth.

Ingredientes:

04 peras
03 copos de vinho tinto
02 xícaras de açúcar
1/2 colher de chá de Gengibre
Água (para escaldar)

Modo de preparo:

Descasque as peras, deixando os talos, e retire uma pequena quantidade da base para que possam ficar de pé. Escalfar em água temperada com um copo de vinho. Retire as peras da água quando eles estiverem tenras e coloque na posição vertical em uma tigela de servir. Se desejar, corte cada pera em metades ou quartos, deixando cerca de meia polegada a partir do topo sem cortes para que as partes continuem anexada. Faça uma calda de vinho restante adicionando o açúcar e o gengibre. Leve a calda ao fogo até ferver, faça uma redução em fogo baixo. Despeje a calda sobre as peras e sirva quente.

http://medievalcookery.com/recipes/peeres.html

Veja uma variação desta iguaria:
POIRESAU SIROP PARFUMÉES DE CANNELLE ET DE GINGEMBRE

Nenhum comentário: