"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, setembro 24, 2013

ROSEE

Source [Forme of Curye, S. Pegge (ed.)]: .lj. Rosee. Tak thicke mylke as to fore wellid, cast therto suger a gode porcioun, pynes, dates, y mynced, canel & poudour ginger, & seeth hit & alye it with floures of roses white & flour of rys. cole hit, salt it, & messe hyt forth, yf thou wolt in stede of almaund mylk: tak swete cremes of kyne.


Esta receita é uma versão de um prato de frango com duas variantes diferentes. Neste prato, o frango tem um sabor adocicado à rosas e com frutas, na outra é não usando a água de rosas e optando pela farinha de rosa colorindo-a de maneira peculiar.



Ingredientes:



01 kg frango

01 xícara de leite de amêndoa
01 colher de sopa de farinha de arroz
Punhado de damascos, picados.
¼ xícara de pinhões
01 ½  colher de chá de água de rosas [*]
01 colher de chá de canela
¾  colher de chá de gengibre


Modo de preparo:



Cozinhe a frango como desejado (assar, fritar, etc) e triture (um processador de alimentos ou mix funciona bem). Reserve. Adicione as frutas e especiarias no frango e misture bem. Faça um molho de leite de amêndoa e da farinha de arroz. Adicione o molho a misture e incorpore até que o frango ficar umedecido. Sirva gelado.



[*] As receitas do período realmente chamavam de farinha de rosa ou simplesmente de moído de pétalas de rosa. É possível adquirir e utilizá-la na receita, mas por uma questão de simplicidade, utilizei água de rosas.



Nenhum comentário: