"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, setembro 15, 2013

VINHO DE ESPECIARIAS (hippocras)

HIPPORRASSE
O hippocras é uma bebida medieval inventada por um médico grego do século 5 aC. Esta bebida é produzida a partir de vinho vermelho, mel e especiarias. A grande coisa sobre hippocras é que o equipamento, o conhecimento e a experiência necessários para confeccioná-los é mínima. Trata-se de uma simples infusão de especiarias e ervas no vinho. Isto significa que se você tem os ingredientes necessários (nada muito difícil), colheres de medição e algumas taças você pode fazer o seu hippocras.

INGREDIENTES

Vinho branco leve, 3 litros
Açúcar, 60 g
Canela em pó, 8g
Cravinho em pó, 4 g
Baunilha em pó, 
¼ de colher de café.

PREPARAÇÃO

Põem-se tudo de infusão durante duas semanas, agitando de tempos a tempos. Côa-se por papel-filtro, engarrafa-se e guarda-se no frigorífico. Na Idade Média, esse hypocraz bebia-se a qualquer hora do dia – antes, durante ou no fim das refeições -, servia-se como tempero culinário e era tido em grande apreço, por, à força do vinho, juntar a doçura do açúcar e os aromas das especiarias. Hoje em dia, com gelo picado e água, dá um agradável refresco.

Variante Moderna 

INGREDIENTES

Vinho tinto maduro, 2 litros
Açúcar, 400 g
Canela em pó, 10 g
Cravinho em pó, 2 g

PREPARAÇÃO

Ferve-se o cravinho em 1 dl do vinho, mistura-se com os restantes elementos e depois côa-se por papel-filtro, engarrafa-se e guarda-se no frigorífico.


Nenhum comentário: