----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, outubro 19, 2013

A DAUCÉ EGRE - Peixe Agridoce

Peixes em um molho agridoce de cebola - esta receita deve ser feita cuidando do sabor para não perder o equilíbrio entre a acidez e o doce.

ORIGINAL RECEIPT:
A dauce egre. Tak luces or tenches or fresch haddok, & seth hem & frye hem in oyle doliue. & þan tak vynegre & þe thridde pert sugre & onyounnes smal myced, & boyle alle togedere, & maces & clowes & quybibes. & ley þe fisch in disches & hyld þe sew aboue & serue it forth. - Hieatt, Constance B. and Sharon Butler. Curye on Inglish: English Culinary Manuscripts of the Fourteenth-Century (Including the Forme of Curye). New York: for The Early English Text Society by the Oxford University Press, 1985.

INGREDIENTES

Filetes de peixe fresco
Vinagre de vinho tinto
Açúcar
Cebola grande picada
Macis ou Noz moscada
Cravinho
Pimenta preta moída
Azeite
Sal

PREPARAÇÃO

Coloque o peixe em uma assadeira, adicione água (pouco vinagrada) o suficiente para cobrir cerca de 2/3 do peixe, em seguida, asse em forno quente apenas até que o peixe é cozido (não cozinhe demais). Retire da panela e escorra bem. Em uma panela, misture todos os outros ingredientes, usando açúcar e vinagre em quantidades proporcionais para produzir um sabor doce e azedo. (A receita original pede o "thridde pert SUGRE", o que significaria a usar cerca de 1 xícara de vinagre para 1/3 xícara de açúcar). Leve o molho a ferver, reduza o fogo e cozinhe até que as cebolas estejam macias. Frite o peixe em azeite de oliva em ambos os lados até que fique crocante, retire do óleo e escorra. Coloque o peixe em uma travessa e cubra com o molho. Sirva ea seguir.


Nenhum comentário: