"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, outubro 16, 2013

ARROZ DE AMÊNDOA

É uma tradicional receita medieval (baseado em um original francês) de um prato de arroz cozido no leite e, em seguida, num caldo de carne e colorido com açafrão.

INGREDIENTES

300 gramas de arroz
2 litros de leite
200 gramas de açúcar mascavo
250 gramas de amêndoas moídas - deixe algumas somente quebradas para enfeite.
Especiarias (canela, noz-moscada ...)
Água de flor de laranja

PREPARAÇÃO

Pré-cozinhar o arroz em água por 5/10 minutos e escorra.
Adicione o leite, deixe ferver e cozinhe por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente, certificando-se que o arroz esta cozido.
Ferva em uma panela, o pó de amêndoas, açúcar mascavo e 1 xícara de água (água + flor de laranjeira e especiarias) ferver esta mistura.
Misture o creme de leite e arroz de amêndoas quente por cerca de 5 minutos.
Fornecer uma panela grande ou panela grande e uma panela
Para especiarias: noz-moscada e canela (cuidado para não forçar a canela se esconde o sabor de noz-moscada).


Nenhum comentário: