"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, outubro 30, 2013

CHYCHES (grão de bico assados, cozidos com alho e azeite de oliva)

ILUSTRATIVA
Chyches. Take chiches and wrye hem in askes al nyght oþer al a day, oþer lay hem in hoot aymers. At morowe waische hem in clene water, and do hem ouere the fire with clene water. Seeþ hem vp and do þerto oyle, garlek hole, safroun, powdour fort and salt; seeþ it and messe it forth.

Tome grão de bico e cobri-los em cinzas toda a noite ou o dia todo, ou colocá-los em brasas. No dia seguinte, lave-os em água limpa e coloque-os no fogo com água limpa. Ferva-as e acrescente o óleo, alho inteiro, açafrão, pó forte e sal, ferva e servi-lo por diante.

Hieatt, Constance B. and Sharon Butler. Curye on Inglish: English Culinary Manuscripts of the Fourteenth-Century (Including the Forme of Curye). London: For the Early English Text Society by the Oxford University Press, 1985.

INGREDIENTES

3 xícaras de grão de bico, secos ou enlatados
2 bulbos de alho, descascados, mas deixa-los inteiro
Azeite
1/2 colher de chá de pimenta e cravo (ou tempere a gosto)
Pitada de açafrão
Pitada de sal

PREPARAÇÃO

Se estiver usando grão de bico em conserva, lave bem e escorra. Coloque o grão de bico em uma assadeira e asse em um forno de 200°C para aproximadamente 45 minutos, virando a meio o grão de bico para que asse cozinhe uniformemente. (necessitará de menos tempo se utiliza grão de bico seco). Certifique-
se de que eles estão completamente cozidos - a textura e o aroma será o de castanhas assadas. Retire do forno, coloque o grão de bico em uma panela com o bulbo de alho, adicione água suficiente para chegar a cerca de 1 cm acima do grão de bico. Cubra com azeite de oliva, adicione as especiarias, e leve para ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhando até que a bulbo de alho esteja macio, cerca de 10-15 minutos. Escorra ou sirva com o caldo.


Nenhum comentário: