"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, outubro 07, 2013

CLARREY - vinho aromático

ILUSTRATIVA
Clarrey era vinho em que foram adicionados mel e especiarias; o nome vem do latim vinum claratum, que significa "vinho esclarecido." O nome sobrevive até hoje como Claret, um vinho tinto seco.

Clarrey. Take kanel & galinga, greyns de paris, and a lytel peper, & make pouder, & temper hit wyt god wyte wyne & the þrid perte honey & ryne hit þorow a cloþ. - Hieatt, Constance B. and Sharon Butler. Curye on Inglish: English Culinary Manuscripts of the Fourteenth-Century (Including the Forme of Curye). London: For the Early English Text Society by the Oxford University Press, 1985.

INGREDIENTES

- 750 ml de vinho branco doce barato
- 1- 2 xícaras de mel
- 2 cm de gengibre picado
- 1 pau de canela esmagado
- 1 colher de chá de sementes de cardamomo levemente esmagados
- 1 colher de chá de pimenta branca esmagada

PREPARAÇÃO

Traga o vinho e o mel ao fogo até ferver, reduzir o calor e tira-se a espuma à medida que sobe. Gosto pela doçura, adicione o mel, se necessário. Retire do fogo, misture as especiarias, e deixe descansar coberta por 24 horas. Depois da decantação, as especiarias irá criar um resíduo espesso que irá se depositar no fundo. Usando uma concha, passe o vinho para outro recipiente através de uma peneira forrada com duas ou três camadas de gaze para remover todas especiarias, tendo o cuidado de deixar o máximo de resíduo tempero na panela possível. Envase em garrafa com rolha.
Espere pelo menos 1 mês antes de servir. Um bom Clarrey é envelhecido por um ano ou mais, o que é muito requintado!


Nenhum comentário: