"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, outubro 17, 2013

FYGEY

Take Almaundes blanched, grynde hem and drawe hem up with water and wyne: quarter fygur hole raisouns. cast þerto powdour gyngur and hony clarified. seeþ it wel & salt it, and serue forth. Forme de Curye.

[OBS] Fygey. Assim chamado pelos figos nela utilizados. Há uma outra receita diferente desta apesar do mesmo nome mas não tem nenhum figos.

Esta é uma receita tradicional medieval para um clássico prato doce de amêndoas moídas escaldados com vinho e água, figos e passas que é cozido até engrossar, adoçado com mel e temperado com gengibre em pó.

INGREDIENTES

125g de amêndoas
½ xícara de água
½ xícara de vinho branco
1 xícara de figos secos, cortadas em quartos
1 xícara de passas sem sementes
2 colheres de sopa de mel líquido
½ colher de chá de gengibre
¼ colher de chá de sal

PREPARAÇÃO

Triture as amêndoas em um almofariz até obter uma pasta lisa, então, trabalhar no vinho e água até ficar bem combinado. Vire a mistura em uma panela, leve para ferver, em seguida, reduzir para ferver e acrescente os figos e passas. Cozinhe por 10 minutos e depois adicione o gengibre e mel. Continue a cozinhar até engrossar, tempere a gosto com sal, se transformar em um prato e sirva.

Nenhum comentário: