"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, outubro 13, 2013

HERICOT DE MOUTON

ILUSTRATIVA
Guisados de carne fazia parte da dieta de muitas famílias. Esta versão de carne reflete um prato de classe alta, tanto em função da quantidade de carne e a inclusão de macis. Observe o título francês, refletindo a influência normanda sobre a Inglaterra. 
As famílias mais pobres não usaria qualquer especiarias importadas e teriam que optar por uma pequena quantidade de carne com abundância de vegetais e grãos.
Hissopo é de aroma intenso, semelhante à menta, por isso pode utilizar hortelã como um substituto. Algumas pessoas sugerem o nome do prato vem da antiga palavra "halicoter", que significa cortar em pedaços. 
A receita original foi escrita a seguinte composição:

HERICOT DE MOUTON
Cut it up into little pieces, then put it to parboil in a first water. Then fry it in fresh fat:fry it with onions minced small, and add beef boullion, add haricot and put with it maces, parsey, hyssop and sage:boil it together.

INGREDIENTES

1350 g cordeiro ou carneiro
4 cebolas picados
3 nabos, descascadas e cortadas em cubo
1 colher de sopa de manteiga ou banha de porco, para dourar a carne
600 ml caldo de carne
1-2 colheres de sopa de salsa fresca picada
1/2 colher de chá de sálvia picada
1/2 colher de chá de hortelã picada
1/4 colher de chá de macis moída
1 colher de chá de sal

PREPARAÇÃO

Pique o cordeiro ou carne de carneiro em pedaços pequenos. Dependendo da carne deve realizar um pré-cozimento para amaciar a carne.
Derreta a gordura em uma panela.
Adicione a carne pré-cozida e doure.
Adicione a cebola e doure.
Pique e adicione os nabos.
Adicione o caldo de carne.
Pique e adicione a salsa, hortelã e sálvia.
Adicione o macis.
Leve ao fogo brando ferver por 40-50 minutos, até que a carne esteja macia.
Sirva quente.

FONTE:

Nenhum comentário: