"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, outubro 11, 2013

LOSEYNS 2

Original Receipt in 'The Forme of Curye' by the Chief Master-Cook of King Richard II, c1390 (Cury 1390):

Source [Curye on Inglish, Constance B. Hieatt & Sharon Butler (eds.)]: 132. Loseyns in fyssh day. Take almaundes vnblaunched and waische hem clene & grynde hem; drawe hem vp with water. Seeþ þe mylke & alye it vp with loseyns. Cast þerto safroun, sugur, & salt, & messe it forth with colyaundre in confyt rede, & serue it forth.

Tome bom caldo e fazer em um pote de barro , levar farinha de pandemain [termo antigo para pão com farinha muito fino e branca] E fazer delas uma pasta com água e fazer suas folhas finas como papel com um rolo , seque-o duro e ferver em caldo. Tome queijo ralado ruayn (chese ruayn - um queijo feito de coalho, macio, maturado, com aspecto amarelado e de sabor levemente ácido) e colocá-lo em pratos com douce pó , e se deitou loseyns que neles se em pó e queijo muitos e tão grosso quanto tu pode, e acima, e assim por duas ou três vezes , e servi-lo por diante.

Este prato tem sido apontado como a origem da lasanha, sendo camadas de massa cozidas em um caldo de carne e com molho de queijo . É mais provável que ambos derivam de pratos 'Lagana' a ​​massa em camadas conhecidas pelos romanos e até no inglês velho 'Loseyns' e no italiano 'Lasanha' e nos escritos Horace no primeiro século depois de Cristo. No entanto, Loseyns ou Lossenges aparece em outro lugar nos livros ingleses velhos ( Austin 1440, Noble Boke 1480 ), como uma forma de pasta simples.

INGREDIENTES

500g de massa sem ovos (lasagna)
500g de queijo ralado (Ruayn ou Brie)
4 colheres de sopa de pó douce

PREPARAÇÃO

Prepare a massa de acordo com a receita de massa sem ovos, cortada em folhas (acho que lasanha), então retiradas para secar completamente por 48 horas. Quando estiver pronto para montar o prato, aqueça o caldo em uma panela grande, adicione as folhas de massa e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até ficar macio. Cuidadosamente retire a massa do caldo. Disponha 1/4 do queijo na base de uma assadeira e espalhe sobre uma colher de sopa do pó douce. Adicione uma camada de massa por cima. Continue esse processo de separação duas vezes mais do que você tem três camadas de massa no prato. Despeje sobre um pouco do caldo para umedecer, então adicionar uma camada final de queijo. Transfira para um forno pré-aquecido a 200°C e asse por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja borbulhando e a parte superior é marrom dourado. Sirva quente.

Veja também: Loseyns 1

http://www.foodsofengland.co.uk/loseyns.htm

FONTE DESATIVADO (OFFLINE)
http://www.celtnet.org.uk/recipes/mediaeval/fetch-recipe.php

Nenhum comentário: