----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, outubro 24, 2013

MEDIEVAL LEEK SOUP

Take funges and pare hem clene and dyce hem; take leke and shrede hym small and do hym to seeþ in gode broth. Colour it with safroun, and do þerinne powdour fort. - Forme of Curye, 1390.

ORIGINAL

Ingredientes:

1 alho-poró
1 ½ punhados de cogumelos
6 açafrão (ou pitadas de cúrcuma)
2 xícaras de gode caldo (carne ou frango)
¼ colher de chá de gengibre em pó
¼ colher de chá de pimenta
¼ colher de chá de sal

Preparação

Lave os legumes, corte o alho-poró e pique finamente, assim como os cogumelos. Adicione o açafrão ao caldo e leve-o a ferver. Adicione o alho-poró, cogumelos, e o pó forte ao caldo e cozinhe por 3-4 minutos, retire do fogo e sirva. Eu preferi usar o caldo de carne, mas também ficou bom com caldo de frango.

INTERPRETADA

Ingredientes:

3 alho-poró médio
1 cenoura média
1 talo de aipo
4 mão cheia grelos
1 limão
2 colheres de sopa de manteiga
1 litro de gode caldo (legumes)
2 folhas de louro

Preparação

Apare o fim verde do alho-poró para cerca de 3 centímetros acima do branco, e cortou extremidade da raiz. Na extremidade da raiz, corte uma cruz para cerca de metade os talos, e enxaguar. Corte o alho-poró em rodelas finas. Derreta a manteiga em uma panela grande e adicione o alho-poró. Cubra e cozinhe em fogo baixo até o alho-poró são suavizadas, mas não colorido. Pique o aipo e cenoura e adicione à panela. Despeje o caldo de legumes, adicione as folhas de louro, sal e pimenta e deixe ferver por 20 minutos ou até que os vegetais suave, mas peitoril cores vibrantes. Lave os grelos e desfie em tiras finas. Rale a casca de limão e soltar na panela com os verdes picados. Cozinhe por 2-3 minutos, até que os verduras são apenas propostas, o suco de limão na sopa e servir.


Nenhum comentário: