"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, outubro 29, 2013

PINE NUTS IN SUGAR - Nucibus Pineis Saccharo Conditi

Original recipe from De honesta voluptate:

Pine kernels are drawn from pine nuts, which hold resin when they are separated, and when eaten in food generate the best of humours, settle thirst, take away the imbalance of humors of the stomach and purge the urine... Sugar is melted, and pine nuts are rolled in it with a scoop and made into the shape of a pastille. (Milham, 177)

Essa receita é referido por Platina, pseudônimo de Bartolomeo Sacchi (1421-1481), naquele que é considerado o primeiro livro de cozinha impresso da história, “De Honesta Voluptate et Valetudine”, publicado em Veneza no ano de 1475.

INGREDIENTES

2 xícaras de açúcar
2 xícaras de pinhões
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de sopa de sal do mar finamente moído

PREPARAÇÃO

Derreta o açúcar em uma panela em fogo médio-alto, mexendo com uma colher de pau, até que se torne um líquido, dourado (caramelo). Adicione os pinhões e, em seguida, manteiga e mexa até que a manteiga esteja totalmente absorvida pelo caramelo. 
Adicione a metade do alecrim e sal, e em seguida despeje em uma assadeira forrada de papel-manteiga, espalhando-se para criar uma camada uniforme, polvilhe com o restante do alecrim e sal ainda quente. 
Deixe esfriar completamente e, em seguida, quebrar em pedaços pequenos. Guarde em um recipiente hermético entre folhas de papel manteiga.


Nenhum comentário: