"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, outubro 23, 2013

PORRETTES BRANCA E GORDA

No Le Menagier de Paris o termo "porrettes" descreve como sendo cebolinha verde, ceboletes e jovens alho-poró.

INGREDIENTES

2 kg de alho-poró
1,5 litros de leite de amendoa
3 cebolas médias
100 g de pão amanhecido
½ litro de caldo
sal
3 colheres de sopa de lardo
- use  gordura/banha de porco - bacon.

PREPARO

Corte o alho-poró usando apenas a parte branca, branqueie em água salgada por alguns minutos. Enquanto isso, mergulhe pão amanhecido no caldo. Derreta a banha e, em seguida, frigir a cebola picadinha, quando é dourar adicione o alho-poró. Esprema o pão bem com um garfo, adicione a mistura para a panela junto com o leite. Leve para ferver, misture todos juntos, tempere com sal e engrossar.


Nenhum comentário: