"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, outubro 08, 2013

TART DE BRY

ILUSTRATIVA
174. Tart de Bry. Take a crust ynche depe in a trap. Take yolkes of ayren rawe & chese ruayn & medle it & þe yolkes togyder. Do þerto powdour gynger, sugur, safroun, and salt. Do it in a trap; bake it & serue it forth. - Hieatt, Constance B. and Sharon Butler. Curye on Inglish: English Culinary Manuscripts of the Fourteenth-Century (Including the Forme of Curye). New York: for The Early English Text Society by the Oxford University Press, 1985.

INGREDIENTES: (quantidade depende do tamanho da forma de torta)

Pâte Brisée
Gemas de ovo
Queijo Brie ou semi-mole.
Gengibre (pó)
Açúcar
Açafrão
Sal

PREPARAÇÃO



Combine os últimos seis ingredientes - a mistura deve ser essencialmente o queijo ralado incorporado com a gema de ovo e as especiarias; a consistência final deve ser um pouco mole. Coloque este recheio em uma massa de torta (Pâte Brisée) e leve ao forno até que a massa esteja dourada e o recheio tenha definido.



A receita original sugere que o queijo seja o Brie, no entanto, "chese ruayn" (um queijo feito de coalho, macio, maturado, com aspecto amarelado e de sabor levemente ácido), também denominado "Rewen" ou "rowen" em outras fontes medievais, era queijo de Outono, feito após o gado ter sido alimentado no segundo crescimento. Este foi, aparentemente, um queijo semi-macio, mas não tão suave como o moderno Brie. A receita do período, diz para rala-lo. Aparentemente é a mesma do queijo chamado “fromage de gaing” em França.





Nenhum comentário: