----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, novembro 13, 2013

Estudo diz que dieta medieval era mais saudável.

Esta é uma notícia extraída da agência BBC Brasil, que eu achei interessante e resolvi publicar.

"Um estudo realizado por um médico britânico sugere que a dieta das pessoas que viveram durante a Idade Média era mais saudável que a atual.

Segundo a pesquisa, realizada na região rural de Shropshire, no leste da Inglaterra, a dieta medieval, menos gordurosa, rica em verduras e com menos açúcar, era mais saudável para o coração que os alimentos processados e gordurosos consumidos nos dias de hoje.

"A dieta, combinada com o volume de trabalho, fazia o homem medieval sofrer menos risco de doenças cardíacas e diabetes que hoje em dia", afirma o médico Roger Henderson, responsável pela pesquisa.

Segundo o estudo, um camponês medieval comia em média dois pães, 220 g de carne ou peixe e quase dois l de cerveja por dia, o equivalente a cerca de 3,5 a 4 mil calorias. Além disso, a jornada diária de trabalho era de 12 horas, em média.

Vida difícil

A Idade Média é definido por historiadores como o período entre 476 e 1453, que segue a Antigüidade e precede a Era Moderna. Henderson afirma que a dieta medieval era ainda mais saudável que a famosa dieta mediterrânea, dos romanos.

Ele explica que, apesar da dieta mediterrânea ser rica em peixe, frutas, grãos, azeite de oliva e vinho tinto, os ricos normalmente cometiam excessos e os pobres nem sempre tinham acesso a estes os alimentos.

Para Henderson, apesar dos hábitos alimentares mais saudáveis, a vida dos camponeses medievais era mais difícil e a expectativa de vida era menor por causa das doenças e epidemias que assolaram o período.

"Naquela época, se alguém passasse dos 30 anos estava bom, mais de 40 já estava bem velho", afirma. Para Anna Denny, da Fundação Britânica de Nutrição, a pesquisa destaca as mudanças nos hábitos e costumes através dos séculos.

"Hoje em dia, a maioria dos adultos no Reino Unido estão obesos ou acima do peso, mas o consumo de calorias vem diminuindo há décadas", conclui."

Nenhum comentário: