"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, novembro 14, 2013

HOGMANAY SYLLABUB - sobremesa 31 de Dezembro

Essa receita não é de todo Medieval porém é uma sobremesa tradicional escocesa, muitas vezes servida no dia 31 de dezembro, ou Hogmanay, como os escoceses gostam de chamá-lo.  Cuidado para que você não coma muito pois você pode ficar um pouco tonto, pois contém álcool. Tenho certeza que você vai concordar que é um pouco prato muito saboroso. Também é muito rápido e fácil de fazer.

INGREDIENTES

25 g (1 oz) meio de farinha de aveia
4 colheres de sopa de whisky
4 colheres de sopa de suco de limão
1 clara de ovo
300 ml de creme de leite fresco
2 - 3 colheres de sopa de leite fresco
3 flocos de chocolate

PREPARAÇÃO

Mergulhe a aveia em uísque e suco de limão por cerca de 5 minutos. , Mexendo até engrossar. Bata a clara de ovo e creme até que obtenha uma consistência firme. Junte a farinha de aveia e leite. Esfarele dois flocos de chocolate e incorpore na mistura. Coloque a massa nas travessas individuais e decore com flocos restantes.

MOLHO DE CARAMELO

Ingredientes:

100g de açúcar mascavo light 
40g de manteiga 
50g de melaço ou glucose 
125ml de leite evaporado

Preparação 

Adicione o açúcar, a manteiga e o melaço em uma panela e derreta em fogo baixo-médio. Mexa ocasionalmente até o açúcar se dissolver. Deixe ferver, em seguida, cozinhe lentamente em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ainda mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e adicione o leite evaporado. Continuar a mexer. Aquecer até sua mistura está borbulhando suavemente. Retire do fogo e está pronto para servir.

Nenhum comentário: