"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, novembro 27, 2013

JUDHAAB

Este prato favorito na Bagdá medieval e consistia em um pão sem levedura recheado com uma pasta doce e colocado na parte inferior do num forno tannour(*) para pegar os sucos de carne assada que seria servida junto com esse pão. Aqui temos uma receita a partir da coleção do califa al-Wathiq (842-847).

ILUSTRATIVA

(*) O Tannour é um tipo de forno de pão que é encontrada em todo o Oriente. O corpo do forno é de cerâmica, inserido em alvenaria ou pedra. A sua forma é cilíndrica, sendo largo na base e mais estreito na parte superior. A parte inferior serve como uma câmara de combustão; ele é ventilado através de um orifício de circulação na base do forno. A parte superior serve para cozer bolos de cozinha. A especificidade do Tannour reside no cozimento de pão, bolos ázimos contra as paredes interiores do forno, revestidos com uma mistura de desengordurantes (feitos de palha, argila e outros agregados).

INGREDIENTES:

1 frango
¼ xícara e mais 2 colheres de sopa de água de rosas
Açafrão moído
500 g damascos secos
2 pães lavashes frescos ou tortillas mexicanos ou outros pães sem levedura (pitta)
½ xícara de açúcar

PREPARAÇÃO

Lave frango e seque.
Misture 2 colheres de sopa de água de rosas com pitada de açafrão e esfregue no frango, por dentro e por fora.
Coloque os damascos em uma panela pequena, adicione água até cobrir os damascos por 2 cm e cozido até ficar macio.
Coloque o frango na prateleira superior do forno (180°C)
Coloque o pão em assadeira.
Arranjar damascos cozidos em cima, polvilhe com açúcar e ¾ xícara de água de rosas com uma pitada de açafrão, em seguida, cubra com o outro pão.
Quando começar a correr o suco de frango, coloque a assadeira com o pão sob ele para pegar sucos.
Quando frango estiver pronto, pique e serva com o pão.

Nenhum comentário: