"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sábado, novembro 23, 2013

KAKAVIA - sopa de peixe e frutos do mar

Kakavia é descrito como a mais antiga de sopas grega de peixe e está relacionado na mesma linha da bouillabaisse francesa. Esta é uma sopa de peixe fresco, que é melhorada por ter uma diversificada variedade de peixes. Você pode usar tanto peixes do mar ou de água doce, mas irá precisar de pelo menos 3 ou 4 variedades para os melhores resultados. Esta associado a vilas de pescadores .

INGREDIENTES

4 quilos de peixe (3 ou 4 tipos diferentes)
500g camarão 
500g mexilhões na concha (bem limpo) ou vieiras 
2 xícara de vinho branco seco
4 xícaras de água
1 xícara de cebolinha ou alho-poró, cortado
1/2 talo de erva-doce cortada
3 ramos de salsa
2 folhas de louro
1 colher de chá de tomilho
1/2 xícara Azeite de oliva 
Fatias grossas de pão caseiro

PREPARAÇÃO

Refogue a cebola no óleo até ficar macio. Adicione a erva-doce, os temperos, o vinho e água e leve para ferver. Tempere com sal e deixe ferver por 45 minutos. Despeje caldo através de um fuet e esprema o suco de vegetais e descarte os sólidos.Retorne o caldo para a panela e volte para ferve-lo.

(Para um caldo mais rico, acrescente as cabeças e os ossos dos peixes e adicioná-los à água na primeira fervura. Retire quando você coar os legumes. Você pode também adicionar uma garrafa de suco de mariscos em vez de usar água).

Tempere levemente com sal os peixes e deixe descansar por 10 minutos e depois enxágüe com água fria e passe rapidamente por água fervente. Abaixe o fogo e cozinhe os peixes 10 minutos. Adicione o camarão, vieiras ou mexilhões e deixe cozinhar mais 10 minutos. Prove e retifique os temperos.

Toste as fatias de pão e coloque-os em grandes pratos de sopa ou taças. Coloque uma variedade de peixes e algum do caldo em cada prato.

Você também pode servir o molho Avgolemono com isso.

Nenhum comentário: