"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, novembro 18, 2013

KEFTEDES [almôndegas de carne e ervas, empanado na farinha de cevada e frito em azeite de oliva]

ILUSTRATIVA
As receitas aqui apresentadas foram criadas tomando receitas gregas modernas existentes, removendo ou substituindo ingredientes que eram da epoca bizantina e tentando reconstruir os métodos de cocção. Elas são de pratos que teriam sido servido as pessoas comuns ou de classe média, e não para a família imperial.

INGREDIENTES

500 g de carne magra moída
1 cebola média ralada
1 dente de alho esmagado
1 ovo batido levemente
2 fatias de pão sem casca, embebido em água e escorrido
3 colheres de sopa de salsa picada
2 raminhos de hortelã fresca
1/2 colher de chá canela em pó
1 colher de sopa de vinho tinto
2 ou 3 colheres de sopa de água, se necessário
Sal
1 xícara de farinha de cevada para empanar
Azeite de oliva para a fritura

PREPARAÇÃO

FRITADA

Na receita original, a carne provavelmente seria batida ou picada em vez de moída. Você pode preparar sua carne através de um processador de alimentos para obter a textura desejada. Misture todos (exceto a cevada e o azeite) os ingredientes até obter uma massa homogênea e temperada e leve à geladeira por uma hora. Retire desta massa pequenos pedaços do tamanho de nozes, boleie e empane na farinha de cevada. Aqueça o azeite até o ponto que surja fumaça e frite as almôndegas até ficar crocante, virando constantemente para um dourado igual. Retire e escorra em papel absorvente.

ASSADA (não era uma forma medieval de preparação)

Asse as almôndegas em um forno a 200°C. Unte uma assadeira com uma fina camada de óleo. Coloque as almôndegas na assadeira e leve ao forno. Asse por 30 a 40 minutos ou até dourar. Vire as almôndegas depois de passado a metade do tempo.


Nenhum comentário: