----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, novembro 22, 2013

MOUSSAKA

ILUSTRATIVA
O nome moussaká não é uma palavra de origem grega. Provavelmente, sua origem é árabe. Na Turquia, há um prato chamado moussaká que é um cozido de berinjelas e carne, assim como em alguns países árabes e na Romênia e Iugoslávia também existem pratos com o mesmo nome, que levam berinjelas, mas nada tem a ver com esse famoso prato. A receita tradicional de moussaká não utiliza batatas nem tomates e é feita apenas com camadas de berinjelas utilizando carne de cordeiro. Atualmente, utiliza-se muito o moussaká com batatas. Segundo a famosa escritora e pesquisadora Aglaia Kremesi, imaginava-se que o moussaká tivesse sido inventado no palácio de Topkapi (residência dos sultões) em Istambul (antiga Constantinopla) durante o domínio otomano.

INGREDIENTES

1 1/2 xícaras de cevada naturais
3/4 xícara de Queijo feta, esfarelado.
500 g de carne moída (originariamente de carneiro)
1 cebola bem picadinha
Migalhas de pão
4 abobrinha, fatiada (originariamente berinjela)
sal
3 xícaras molho branco:
- 2 colheres de sopa de Azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de farinha
- 1 xícara de leite morno
- sal

PREPARAÇÃO

Cozinhe a cevada em água e sal até estar tenra. Escorra e reserve. Frite a carne moída juntos com as cebolas. Polvilhe as abobrinhas com sal e deixe descansar 10 minutos. Esprema o excesso de umidade. Adicione a abobrinha com a carne e a cebola e refogue mais alguns momentos. Misture metade do queijo feta na mistura de carne com a cevada. Unte uma assadeira com azeite de oliva e espalhe a mistura de cevada sobre ela. Faça o molho branco aquecendo o azeite em uma frigideira grande. Acrescente a farinha aos poucos e mexendo sempre. Adicione uma 1 xícara de leite quente, sem nunca parar de mexer até obter um molho liso. Adicione a pitada de sal. Adicione o restante do queijo feta no molho e incorpore. Despeje o molho sobre a cevada, cubra com pão ralado e leve ao forno a 180°C por 30 a 40 minutos. Retire e deixe descansar por 10 mintues antes de cortar e servir.

Um comentário:

luiz targa disse...

lindo, muito lindo o teu site. receita bem legal de moussaka, assim como as informações. parabéns
luiz