----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, novembro 07, 2013

PETY PERNAUNTES

Source [Two Fifteenth-Century Cookery-Books, T. Austin (ed.)]: xiiij - Pety Pernollys. Take fayre Floure, Safroun, Sugre, and Salt, and make ther-of past; than make smal cofyns; then take 3olkys of Eyroun, and trye hem fro the whyte; and lat the 3olkys be al hole, and no3t to-broke, and ley .iij. or .iiij. zolkys in a cofyn; and than take marow of bonys, to or .iij. gobettys, and cowche in the cofynn; than take pouder Gyngere, Sugre, Roysonys of coraunce, and caste a-boue; and than kyuere thin cofyn with the same past, and bake hem, and frye hem in fayre grece, and serue forth.

Eu não tinha certeza de quando li pela primeira vez se esta receita ia ser um doce ou um prato de salgado. Seria como um creme, só que sem o leite. Seria como uma quiche, exceto sem as claras em neve e com adição de açúcar. Eu percebi que a única maneira saber ao certo se a experimentá-lo.

Em vez de ser como qualquer doce, ele acabou por ser outra coisa. É uma espécie de uma sobremesa, uma torta ou um creme denso agradavelmente aromatizado e lembrando vagamente uma barrinha de limão (lemon bars). Seria excelente, com uma crosta de torta regular ou com algo mais parecido com bolinhos.

Eu testadas duas versões da receita – uma em que as gemas são mantidas inteiras e aquela em que as gemas são batidas com o resto dos ingredientes - mantendo as proporções praticamente o mesmo. Aquele com as gemas inteira ficou mais bonita, mas a segunda ficou com o sabor melhor.

INGREDIENTES

12 gemas 
1/4 de xícara de açúcar 
1/2 xícara de passas 
1/2 colher de chá gengibre 

MODO DE PREPARA:

Misture as gemas, açúcar e gengibre bem juntos. Adicione passas e despeje na base de torta. Asse em forno a 180° por cerca de 40 minutos.


Nenhum comentário: