"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, novembro 19, 2013

PICKLED GRAPE LEAVES – conserva de folhas de uva

Uma boa dica, para amaciar as folhas de videiras, couve ou mesmo chuchu é escaldar as folhas rapidamente em água fervente. No livro Nourishing Traditions (pg 81 - PICKLED GRAPE LEAVES), há essa receita de conserva de folhas de uva, que amacia igualmente as folhas, e de quebra as torna um alimento.

INGREDIENTES:

2 dúzias de folhas de videiras, couve ou chuchu.
1 colher de sopa de sal marinho (não refinado).
4 colheres de sopa de SORO de iogurte.
2 xícaras de água filtrada.

MODO DE PREPARO:

Lave as folhas e num recipiente fundo misture a água, o sal e o soro de iogurte (é necessário criar um meio acido para a conserva, então se não tiver o soro pode utilizar água com limão, vinagre ou mesmo líquido de outras conservas – picles ou repolho). Deixe as folhas de molho lá por cerca de uma hora. Empilhe todas as folhas juntas e enrole-as delicadamente. Transfira o rolo de folhas para um pote com tampa hermética. Transfira a água do molho para o vidro com as folhas e adicione mais água filtrada se necessário para que as folhas fiquem completamente submersas no líquido. O líquido deve ficar a no máximo 2 dedos do topo do pote. A porcentagem de água e solução acida é de 10% - dez por cento. Tampe bem o vidro e deixe descansar à temperatura ambiente por cerca de 3 dias (um pouco menos, se estiver muito calor) para depois transferir para a geladeira. A conserva dura muitos meses na geladeira.



Nenhum comentário: