"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, novembro 01, 2013

RAVIELES


«Prenez de la belle farine, de l’eau, du sel et du sucre et faites-en une pâte. Prenez du bon fromage (par exemple, du brie très à la mode à Paris au M.A.) et du beurre et broyez-les ensemble. Puis ajoutez du persil, de la sauge et des échalotes, hachés menu. Foncez un plat allant au four avec du fromage râpé, recouvrez-le avec les ravieles et saupoudrez-celles-ci avec du fromage râpé. Cuisez au four» Manuscrit anglo-normand A, tr. en fr. moderne Bruno Laurioux cité, n° 8.

INGREDIENTES

Para massa

150 g de sêmola
150 g de farinha
2 ovos
1 colher de café de açúcar
Sal
Azeite

Para o recheio

200 g de queijo brie
1/2 maço de salsas
Algumas folhas de sálvia
20 g de manteiga
2 chalotas (cebolinha)
Sal

PREPARO

Recheio

Passe pelo mixer o queijo brie, salsa, sálvia e cebolinha. Acerte o sal, se necessário.

Massa

Peneire a farinha e a sêmola. Abra uma cova no meio, quebre os ovos, coloque o sal e misture acrescento a água aos pouco até obter uma massa firme e elástica. Deixe repousar na geladeira ou lugar fresco por um tempo de 30 min a 1 hora.

Preparo dos ravieles

Enfarinhe a superfície da mesa e com um rolo abra a massa até ficar com a espessura de 3 mm de espessura. Faça círculos na massa com um aro ou cortador de biscoitos (ou na falta pode com uma faca) e no centro do circulo coloque uma colher do recheio. Passe nas bordas a clara de ovo para selar a massa. Também podes abrir dois grandes retângulos iguais com a espessura de 1,5 mm. Disponha simetricamente uma pequena quantidade de recheio em fileiras equidistantes. Depois de umedecer entre os recheios com um pincel coloque o segundo retângulo e aperte entre os montes de recheios para selar a massa. Com um cortador de massa ou carretilha corte os ravieles e deixe-os secar em um lugar fresco. Há ravieles que se assemelham a panquecas pelas dobras efetuadas num retângulo com o recheio no meio.

Concluir

Cozinhe ravieles por 8 min (a massa deve estar al dente)
Enquanto isso, pré-aqueça o forno.
Coloque os ravieles em uma travessa untada e leve ao forno até que o queijo derreta.
Sirva com o molho de sua preferência.


Nenhum comentário: