"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, novembro 15, 2013

VIKING BREAD - pão viking

Apesar de ser um pão pesado, denso é ótimo para degustar com uma pimenta, azeite ou guisado. E por que não com vinho, cerveja ou mesmo água como devia ser o costume por aquela epoca.

"After grinding barley or rye you would have to make dough. No exact recipe has been found, so you can make your favorite dough recipe using barley or rye. One bread loaf, found in Sweden contained pine bark and dried peas. The next step is to shape it into a loaf of bread, and cook it on a large stone tab (you may just as well use an oven, cooking times and heat should be followed by the actual dough recipe). At dinner time plop on your favorite toppings such as butter, meat of the Wild Boar, red deer, elk, or bear. This may go well with some milk (or beer, if you can have beer legally) in a drinking horn."

Based on"Margeson, Susan M. VIKING. Alferd A. Knopf: New York, 1994”

INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo Inteiro ou use outro farinha grossa
2 xícaras de farinha branca
1 colher de chá bicarbonato de sódio
1 colher de chá sal
2 xícaras de água quente
1 xícara de aveia

PREPARAÇÃO

Misture todos os ingredientes secos reserve 1/4 de xícara de aveia para a cobertura. Misture 2 xícaras de água até que se torne difícil de mexer. Neste ponto comece a amassar e a incorporar o resto da farinha até se tornar rígida. Faça uma bola e coloque sobre uma pedra de assar. Se estiver usando uma assadeira ela precisará ser untada. Polvilhe o restante da aveia por cima. Coloque o pão em um forno frio e ligue a 180 graus. Leve ao forno por uma hora.


Um comentário:

Pablo Pereira disse...

Estou procurando algo para levar ao Encontro Viking - Tradições Escandinavas no dia 24/09/2017... Vou tentar fazer esse pão esse fim de semana... A foto não está das melhores mas pelos ingredientes acho que vai ficar bom. Se o pão ficar bom, comento aqui e tento tirar umas fotos melhores dele e envio. Vlw pela post.