"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, novembro 24, 2013

YUVARELAKIA (Yuvarlak)

ILUSTRATIVA
É um prato típico da culinária da Grécia, também consumido na Turquia e noutros países da região, composto por bolas de carne moída cozinhadas num molho espessado com avgolemono, o equivalente ao prato português “almôndegas de fricassé”. - YUVARELAKIA (Yuvarlak) are a kind of large meatballs in sauce. They are cooked in moist heat and the juices thickened with avgolemono. 

INGREDIENTES

500g de carne de  cordeiro moído (pode ser batido se você quiser)
1 cebola ralada
2 dentes de alho picado
6 colheres de sopa de cevada naturais (passada grosseiramente pelo processador)
3 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de hortelã ou manjericão (fresco)
1 colher de sopa de tomilho seco ou orégano
1 ovo ligeiramente batido
5 xícaras de caldo
1 cebola picada
1 talo de aipo picado
1 cenoura picada
suco de 1 limão
sal

PREPARAÇÃO

Junte num bowl o cordeiro, a cebola ralada, o alho picado, a cevada, a salsa picada, a hortelã fresca ou manjericão, o orégano ou tomilho, o sal e o ovo ligeiramente batido. Misture bem e amassar durante alguns minutos. Boleie essa massa do tamanho de uma noz ou no formato de ovos e reserve. Leve as 5 xícaras de caldo a ferver com a cebola picada, o aipo e a cenoura. Adicione sal a gosto. Adicionar os nozes e deixe ferver, coberto, por 30 minutos. Adicione o suco de limão e sirva. Pode servir juntamente com o molho Avgolemono.

http://www.greektastes.com/yuvarelakia-byzantine-recipe/


Nenhum comentário: