"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, dezembro 09, 2013

AVEM (Olive-stuffed Birds) - Aves recheadas Azeitonas

ILUSTRATIVA
 Receita Original 

Apicius, #231
Another recipe for birds: Stuff the stomach with crushed fresh olives, sew up, and boil thus. Then remove the cooked olives. [Giacosa, p. 112]

Apicius, n º 231 
Outra receita para as aves: Recheie o frango com azeitonas frescas esmagadas, costure, e ferva assim. Em seguida, retire as azeitonas cozidos. [Giacosa, p. 112]

INGREDIENTES:

Um frango inteiro ou oito pedaços de cortar frango (codorna - opcional)
1 xícara de azeitonas gregas sortidas esmagadas.
Azeite de oliva
Sal (opcional)

PREPARAÇÃO:

Lavar frango. Se estiver usando um frango inteiro, encha a cavidade com as azeitonas picadas, se desejar, costure a cavidade fechada, besunte o frango com azeite de oliva e polvilhe sal com moderação colocando o frango inteiro para assar.

Se optar por pedaços, igualmente besunte com azeite e salgue com moderação. Tenha atenção para com as azeitonas se não estão muito salgadas – assim não use sal. 

No caso de estar usando pedaços de frango, disponha em camadas numa panela com as azeitonas por ultimo e cozinhe por aproximadamente uma hora, ou até ficar tenro.

Asse-o na temperatura de 230°C por 20 minutos. Abaixe a temperatura para 200 C e deixe o frango assando por mais 40 minutos. Retire o frango do forno e deixe-o esfriando por 10 a 15 minutos antes de servir.

Notas:

A receita original pede que as azeitonas sejam retiradas das aves após o cozimento, no entanto, opte por deixar que os comensais escolha comer ou descarta-las. Esta receita pode ser usada com praticamente qualquer tipo de aves, mas é especialmente bom com codorna.


Nenhum comentário: