----------------------------------------------- */ ----------------------------------------------- */
"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, novembro 29, 2013

BAARIDAH

 A baaridah era uma carne fria ou prato de legumes servidos antes dos pratos quentes. Seguindo a tradição iraniana pré-islâmica, quando um baaridah era feito com aves, geralmente era uma espécie de salada de pepino picado guarnecido com a carne assada. Algumas receitas aproveitam apenas para as sementes do pepino, o que contribui para uma luxuosa textura lisa. Esta receita particular é a do famoso vizir de Harun, Yahya ibn Khalid al-Barmaki. O verjuice (verjus), o suco de uvas verdes, é vendido nos mercados do Oriente Médio como abghureh ou hisrmi. Se você não conseguir encontrá-lo, pode usar o suco de limão.

INGREDIENTES:

1 peito de frango inteiro, assado
1 colher de chá de coentros
½ colher de chá de pimenta
¼ colher de chá de cominho
⅛ colher de chá de canela
¼ xícara de verjuice (verjus) ou suco de limão
1 colher de chá de hortelã fresca picada
2 colheres de chá de estragão fresco picado
1 colher de chá de tomilho fresco picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 pepino, descascado e cortado em cubos – 0,5 cm
sal

PREPARAÇÃO:

Com a galinha ainda fresca, retire a pele e os ossos e corte a carne em pedaços pequenos.
Coloque em uma tigela e acrescente o coentro, o cominho, a pimenta, a canela, verjuice, hortelã, estragão, tomilho e azeite. Misture bem e tempere a gosto com sal. Para servir, coloque um monte de frango em pratos de salada e rodeados por pepinos picados.

Nenhum comentário: