Em uma escala mundial, é claro, a CEVADA é mais conhecida por seu uso na fabricação de cerveja. No entanto, seu uso em forma de grãos é muito antiga, datando a pré-história, quando as pessoas não sabiam ainda como moer grãos para obter a farinha e, portanto, simplesmente cozinhavam até estarem tenro para serem comidos.
É uma cultura tipicamente de inverno que não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.
Os legionários romanos marchavam para a batalha com um saco de cevada, que mais tarde iriam ferver em seus capacetes, fazendo um mingau saudável.
Na Europa Medieval, o pão feito de cevada era considerado comida de gente humilde, enquanto produtos feitos de trigo eram consumidos pelas classes mais altas. A batata substituiu massivamente a cevada, na Europa Oriental no século 19 como alimento.
INGREDIENTES:
100 g cevada
100 g de repolho
100 g de cenouras
100 g de abóbora
100 g maçã ácida
50 g de cebola
50 g de cebola
15 folhas alho selvagem
Folhas aipo
PREPARAÇÃO
Cevada descascada, lave e cozinhe no volume de água em que foi demolhada. Quando estiver meio cozida, adicione as cenouras cortadas, abóbora, repolho e maçãs. Acrescente água fria, dependendo da consistência desejada. No final, adicione folhas de aipo.
A porção de cevada cozida é um prato servido como ultimo prato.
Agradecimento a amiga servia LIDIJA VRANJAMIN - Beograd, Srbija (Belgrado - Servia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário