"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

segunda-feira, dezembro 23, 2013

GERS WITH VEGETABLES

Em uma escala mundial, é claro, a CEVADA é mais conhecida por seu uso na fabricação de cerveja. No entanto, seu uso em forma de grãos é muito antiga, datando a pré-história, quando as pessoas não sabiam ainda como moer grãos para obter a farinha e, portanto, simplesmente cozinhavam até estarem tenro para serem comidos.

É uma cultura tipicamente de inverno que não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.

Os legionários romanos marchavam para a batalha com um saco de cevada, que mais tarde iriam ferver em seus capacetes, fazendo um mingau saudável. 

Na Europa Medieval, o pão feito de cevada era considerado comida de gente humilde, enquanto produtos feitos de trigo eram consumidos pelas classes mais altas. A batata substituiu massivamente a cevada, na Europa Oriental no século 19 como alimento.

INGREDIENTES:


100 g cevada

100 g de repolho
100 g de cenouras
100 g de abóbora
100 g maçã ácida
50 g de cebola
15 folhas alho selvagem
Folhas aipo


PREPARAÇÃO



Cevada descascada, lave e cozinhe no volume de água em que foi demolhada. Quando estiver meio cozida, adicione as cenouras cortadas, abóbora, repolho e maçãs. Acrescente água fria, dependendo da consistência desejada. No final, adicione folhas de aipo.

A porção de cevada cozida é um prato servido como ultimo prato.

Agradecimento a amiga servia LIDIJA VRANJAMIN - Beograd, Srbija (Belgrado - Servia)


Nenhum comentário: